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Corpo Humano

Cérebro

CÉREBRO


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É o órgão onde se radicam a sensibilidade consciente, a mobilidade voluntária e a inteligência; por este motivo é considerado como o centro nervoso mais importante de todo o sistema. Apresenta um profundo sulco que chega até o corpo caloso e o divide em dois hemisférios simétricos (esquerdo e direito). A córtex cerebral constitui o nível superior na organização hierárquica do sistema nervoso; se encontra repregada apresentando pregas ou circunvoluções e figuras ou canais. O córtex cerebral não é homogêneo, encontrando-se diferenças na espessura total, nas das diferentes capas e na conformação celular fibrilar.

O Cérebro APRESENTA DOIS HEMISFÉRIOS. AMBOS TÊM REENTRÂNCIA E SALIÊNCIAS : AS CICUNVOLUÇÕES CEREBRAIS OCérebro contém os centros nervosos relacionados com os sentidos, a memória, o pensamento e a inteligência. O Cérebro coordena também as ações voluntárias desenvolvidas pelo indivíduo, além de comandar atos inconscientes.

Observando a figura de um Cérebro, você vê que ele se divide em duas partes ou hemisférios cerebrais: um direito, outro esquerdo. Repare também nas reentrâncias e saliências que o Cérebro apresenta: elas são denominadas circunvoluções cerebrais.

ESTRUTURA DE NEURÔNIOS Para explicar isso, divide-se o grupo de estruturas de neurônios, conhecido pelo nome de córtex, em quatro áreas altamente especializadas. Cada uma destas áreas tem uma maneira de perceber, selecionar e processar as informações necessárias unicamente para cumprir sua tarefa específica. Benziger desenha o Cérebro com forma oval e o divide (com uma linha vertical e outra horizontal que passam pelo centro) em quatro partes:

Lobo posterior esquerdo. Especializado em desenvolver seqüências e processos etapa por etapa. É o especialista das rotinas. Sempre que fazemos uma tarefa seqüenciada é esta a parte que domina, por exemplo, ao fazer uma conta com muitos números, fabricar objetos ou prestar serviços. Também é a parte que rotula e guarda as palavras. O meio cientifico e industrial o explora ao máximo para produzir alimentos, casas, roupa e tudo que se relaciona a processos automatizados. As pessoas que têm esta área como líder são detalhistas, organizadas, preferem os procedimentos sujeitos a regras bem definidas e são grandes produtores de bens ou serviços.

Lobo posterior direito. É o especialista em perceber as relações harmônicas do mundo ao redor. Isto é, percebe através dos sentidos as partes do mundo cujos dados são úteis para chegar à harmonia e criá-la quando não existe. São as pessoas que, ao receber uma mensagem, percebem com maior facilidade o tom e os gestos do que as palavras que estão escutando. Esta área lidera as pessoas solidárias, que criam laços de boa vontade, lealdade e confiança com sua família, seu grupo de amigos, seus companheiros de trabalho e a sociedade em geral. São pessoas sensíveis e com alta noção de pertencer a um grupo.

Lobo frontal direito. Percebe padrões e relações abstratas. Por exemplo, ao ver um rosto, é a parte que desenha a caricatura. E também é o grande especialista em detectar as “tendências”. Percebe mudanças e usa a imaginação para criar novas respostas, produtos, serviços ou estratégias. Também é o responsável por gestos e a linguagem corporal. Portanto, as pessoas que têm esta parte como líder gesticulam e precisam mover seu corpo quando estão falando. São pessoas sensíveis, criativas, visionárias e inovadoras.

Lobo frontal esquerdo. Tem maior habilidade para a análise lógica e é eficaz quando se trata de calcular, avaliar e diagnosticar porque “vê” a estrutura. Isto é, é a parte que sustenta, estimula ou impede alguma coisa. Portanto, sabe focalizar as metas e avaliar os resultados de uma ação. São as pessoas que preferem falar apenas para comunicar alguma coisa: uma ordem, uma conclusão ou a pergunta exata. As pessoas que têm esta área como líder não hesitam em tomar as decisões necessárias. São lógicas, dirigentes natos, sabem negociar e debater.

Todos nós temos um Cérebro completo, isto é, utilizamos todas as nossas habilidades mentais. Mas – e este é o grande avanço da ciência, segundo a Dra. Benziger – cada pessoa tem uma área de seu Cérebro que domina as outras três. “A natureza dos químicos (os neurotransmissores) nos indica que há uma área do Cérebro que é mais eficiente, pois cada pessoa consome apenas 1% do oxigênio, a energia, quando utiliza sua área eficiente”, afirma a Dra. Benziger. Como você pode saber qual é a área líder do seu Cérebro? Para a Dra. Benziger a resposta é muito simples: “ao usar suas habilidades ou preferências mentais você sorri porque está fazendo algo que lhe diverte e de que você gosta. É porque está trabalhando ou atuando de uma maneira que o faz profundamente feliz.”

1) Seu Cérebro lhe envia constantemente “sinais” de mal-estar ou bem-estar quando se trata de suas emoções, seus pensamentos, sua capacidade criativa ou de desenvolvimento em geral.

2) Cada uma dessas quatro áreas tem uma maneira de perceber, selecionar e processar as informações necessárias para cumprir unicamente sua tarefa específica.


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ESQUEMA DE UM CORTE DO Cérebro, MOSTRANDO A SUBSTÂNCIA CINZENTA (CÓRTEX CEREBRAL) E A SUBSTÂNCIA BRANCA A camada externa do Cérebro, formada por esta substância cinzenta, denomina-se córtex cerebral. A parte interna é formada pela substância branca.

O Cérebro é o principal órgão do sistema nervoso e o centro de controle de todo o corpo, tanto das ações voluntárias quanto das involuntárias. É por isso que, mesmo se estiver dormindo, você respira e o coração bombeia sangue. Tudo porque o grande capitão fica no comando dos controles dessa nave fascinante e complexa que é o seu corpo. Ademais, quando você está acordado, cada vez que pensa, sente, se lembra de alguma coisa ou fala, é também seu Cérebro que está operando.

Ou seja, esteja você dormindo ou acordado, seu Cérebro se encarrega de que todos os sistemas de seu corpo funcionem normalmente. Mas as pessoas não são apenas um corpo que subsiste, mas seres que participam num mundo de relacionamentos consigo mesmos e com o mundo ao redor. Dentro desse mundo há muitas outras pessoas e outros elementos, aquilo que se chama a “realidade”. Isto é, fatores que abrangem tudo, do clima e meio geográfico aos padrões de comportamento social, de trabalho e econômico.

Para responder a todas essas exigências externas, o Cérebro humano trabalha para desenvolver habilidades e respostas eficientes. É o grande aliado de cada um e o que nos ajuda a viver e a negociar com a realidade.

Neste sentido, há um elemento muito importante: seu Cérebro sempre atua procurando seu bem-estar e seu progresso pessoal.

Por exemplo, se você acaba de jogar uma partida de futebol, ou, depois de um longo dia de trabalho, se sente cansado, é seu Cérebro o encarregado de dar-lhe os sinais para que você faça tudo o que seu corpo necessita para recuperar as energias. Você pode dormir, comer sua comida favorita ou sentar-se para ver um bom filme. Depende de cada um.

Seu Cérebro está constantemente enviando-lhe “sinais” de mal-estar ou bem-estar quando se trata de suas emoções, seus pensamentos, sua capacidade criativa ou de crescimento em geral. Já pode ter acontecido de você ficar de mau humor porque não gosta do seu trabalho.

Ou você se sente relaxado e feliz simplesmente porque está lendo um bom livro. Isso também depende de cada pessoa, porque o aspecto mais maravilhoso do Cérebro humano é que ele foi projetado de tal forma que cada indivíduo tem certos talentos e habilidades que, de forma “natural”, predominam sobre os outros. À medida que você vai desenvolvendo esses talentos e habilidades você adquire mais chances de êxito.

Portanto, seu êxito pessoal depende da capacidade que você desenvolve para “escutar” e aprender a identificar os sinais que seu Cérebro lhe envia. Na medida em que suas decisões e suas ações estejam em sintonia com seus neurônios, mais cheia será sua vida.

Os avanços da neurociência nos últimos vinte anos permitem saber um pouco mais sobre o funcionamento do Cérebro humano, que é como uma máquina extremamente complexa dotada de um circuito de conexões entre distintos grupos de neurônios.

A doutora em psicologia Katherine Benziger é uma pesquisadora norte-americana de renome. Ela sustenta que o Cérebro tem quatro famílias de habilidades ou de aptidões distintas.

Cada Cérebro possui todas as quatro, mas somente uma funciona como líder em cada indivíduo.

A PONTE OU PROTUBERÂNCIA Localiza-se abaixo do Cérebro, diante do cerebelo e acima do bulbo. como o próprio nome indica, a ponte serve de passagem de impulsos nervosos que vão ao Cérebro. A ponte está também relacionada com reflexos associados às emoções, como o riso e as lágrimas.


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Na ilustração, você tem as áreas cerebrais com suas funções específicas. O Cérebro situa-se no interior da caixa craniana. Possui mais de dez bilhões de neurônios e pesa menos do que 1,5kg. Regula muitas atividades inconscientes, como sonhar, por exemplo. Ao mesmo tempo, destaca-se por regular atividades que requerem o máximo da consciência: aprender, pensar, criar, memorizar etc.

Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br

CÉREBRO

O Cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo.

Quando cortado, o Cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica.

A presença de grande áreas cerebrais relacionadas ao controle da face e das mãos explica por que essas partes do corpo têm tanta sensibilidade. No córtex estão agrupados os neurônios.

Componentes do Cérebro O Cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas, conectadas umas às outras e responsáveis pelo controle de todas as funções mentais. Além das células nervosas (neurônios), o Cérebro contém células da glia (células de sustentação), vasos sangüíneos e órgãos secretores.

Ele tem três componentes estruturais principais: os grandes hemisférios cerebrais, em forma de abóbada (acima), o cerebelo, menor e com formato meio esférico (mais abaixo à direita), e o tronco cerebral (centro).

No tronco cerebral, destacam-se a medula alongada ou bulbo raquiano (o alargamento central) e o tálamo (entre a medula e os hemisférios cerebrais).

Os hemisférios cerebrais são responsáveis pela inteligência e pelo raciocínio.

O tronco encefálico, formado pelo mesencéfalo, pela ponte e pela medula oblonga, conecta o Cérebro à medula espinal, além de coordenar e entregar as informações que chegam ao encéfalo. Controla a atividade de diversas partes do corpo.

O mesencéfalo recebe e coordena informações referentes ao estado de contrações dos músculos e à postura, responsável por certos reflexos.

O cerebelo ajuda a manter o equilíbrio e a postura.

O bulbo raquiano está implicado na manutenção das funções involuntárias, tais como a respiração.

A ponte é constituída principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo.

O tálamo age como centro de retransmissão dos impulsos elétricos, que viajam para e do córtex cerebral.


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FUNÇÕES DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS DIREITO E ESQUERDO

Embora os hemisférios cerebrais tenham uma estrutura simétrica, ambos com os dois lóbulos que emergem do tronco cerebral e com áreas sensoriais e motoras, certas funções intelectuais são desempenhadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e espaciais. Em quase todas as pessoas destras e em muitas pessoas canhotas, o hemisfério dominante é o esquerdo. Esses dois hemisférios são conectados entre si por uma região denominada corpo caloso.

Funções do Cérebro O Cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo Cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior.

Os cientistas já conseguiram elaborar um mapa do Cérebro, localizando diversas regiões responsáveis pelo controle da visão, da audição, do olfato, do paladar, dos movimentos automáticos e das emoções, entre outras. No entanto, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos que reagem o pensamento e a memória.

Fonte: www.webciencia.com

SISTEMA NERVOSO

 

CÉREBRO

Nosso cérebro é constituído por cerca de 100 bilhões de células nervosas que ocupam grande parte da caixa craneana e pesa cerca de 1,3 kilogramas.

O cérebro é dividido em diversas partes conhecidas como lóbulos:

Frontal Parietal Temporal Occipital Ínsula 

As Funções do Nosso Corpo Cada parte do cérebro é responsável por determinadas funções do nosso corpo.

Quando certa parte recebe sangue bom em boa quantidade, a função correspondente se desenvolve e a pessoa adquire grande habilidade.

Exemplos A parte do cérebro que comanda as pernas recebe bom sangue. Então a pessoa vai ter grande habilidade com as pernas.

A parte do cérebro que comanda a voz recebe bom sangue. Então a pessoa vai ter grande habilidade com a voz.

3 – Problemas com as funções do Nosso Corpo Quando determinada parte do cérebro não recebe sangue bom e em boa quantidade, aquela parte do cérebro não se desenvolve e, correspondentemente, a função também não se desenvolve.

Por defeito de nascença ou por levar uma pancada na cabeça, uma pessoa pode ter certa área do cérebro com dificuldade de circulação sangüínea.

Exemplos A parte do cérebro que comanda a fala não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa vai ter dificuldades com a fala.

A parte do cérebro que comanda as mãos não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa vai ser um pouco desastrada.

4 – As Funções da Nosso Personalidade 

Além das funções físicas do nosso corpo, o cérebro é, também, responsáel pelas funções psíquicas e comportamentais.

Existe uma área do cérebro que é responsável, por exemplo, pela tolerância.

Quando esta área recebe sangue bom em boa quantidade, a pessoa terá a sua tolerância desenvolvida.

Ao envelhecer, as artérias se tornam mais rígidas e perdem a capacidade de conduzir sangue.

Pode acontecer da pessoa levar uma pancada na cabeça e isto vai fazer diminuir a quantidade de sangue que certa área recebe.
Exemplos:

A parte do cérebro que comanda a criatividade recebe bom sangue. Então a pessoa será muito criativa.

A parte do cérebro que comanda a iniciativa não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa será muito preguiçosa.

Fonte: www.ebnataw.com.br

CÉREBRO

O cérebro cresce à um ritmo impressionante durante o seu desenvolvimento. Em certas épocas do desenvolvimento cerebral, 250.000 novos neurônios por minuto são adicionados!!! No nascimento, o cérebro já possui a maioria dos neurônios definitivos. Mesmo assim, o cérebro continua à crescer por alguns anos após o nascimento. Lá pelo segundo ano de vida, o cérebro já possui 80% do tamanho do cérebro adulto.

Você deve estar se perguntando: “Como o cérebro continua à crescer, se a maior dos neurônios já estava presente no nascimento?”. A resposta está nas células da glia. Estas células continuam a se dividir e multiplicar. As células da glia realizam uma série de atividades importantes no cérebro, como isolar os neurônios com mielina. Mesmo entre os neurônios, embora não haja um aumento no seu número, há um aumento expressivo no número de conexões são estabelecidas com outros neurônios.

O Cérebro durante o desenvolvimento O sistema nervoso se desenvolve à partir de um tecido embrionário chamado de ectoderma. O primeiro sinal do desenvolvimento do sistema nervoso, é a placa neural, que pode ser vista à partir do 16º dia do desenvolvimento. Com mais alguns dias, uma fenda é formada na placa neural, criando a goteira neural. Lá pelo 21º dia de desenvolvimento, um tubo neural se forma, quando as pontas da fenda neural se juntam. A parte rostral (frente) do tubo neural acaba se transformando no cérebro, enquanto que o resto do tubo neural forma a medula espinhal.

Na parte da frente do tubo neural, 3 áreas principais do cérebro são formadas: O prosencéfalo, o mensencéfalo e o rombencéfalo. Na 7ª semana de desenvolvimento, estas 3 áreas se dividem novamente. Este processo é chamado de encefalização.

Fonte: br.geocities.com

CÉREBRO

Cérebro (principal constituinte do encéfalo) é o principal órgão do sistema nervoso central e o centro de controlo de muitas actividades voluntárias e involuntárias do nosso corpo. Ele também é responsável pelas acções complexas como pensamento, memória, emoção e linguagem. No adulto este órgão pode ter cerca de 12 biliões de neurónios (células do sistema nervoso).

O encéfalo está protegido pela caixa craniana, por membranas finas chamadas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano.

Existem três meninges: 1. A dura–máter, a camada mais externa, é espessa, dura e fibrosa, e protege o tecido nervoso do ponto de vista mecânico.

2. A aracnoideia, a camada intermédia, é mais fina, sendo responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano.

3. A pia-máter, a camada mais interna, é muito fina e é a única membrana vascularizada, sendo responsável pela barreira sangue-Cérebro.

Ao espaço entre a membrana aracnoideia e a pia-máter dá-se o nome de espaço subacnoideu. Este é constituído por um fluído limpo, o fluído cefalorraquidiano, e por um conjunto de pequenas artérias que fornecem sangue à superfície exterior do Cérebro.

Podem-se distinguir várias zonas principais no encéfalo:

Bolbo raquidiano É o ponto de passagem dos nervos que ligam a medula ao Cérebro. Contém grupos de neurónios especializados no controlo de funções fisiológicas vitais, como o ritmo cardíaco, a respiração, a pressão arterial, ou funções motoras básicas como engolir. Esta região também influencia o sono e a tosse.

Cerebelo É uma zona dorsal e desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio e na coordenação da actividade motora. Esta região recebe ordens do Cérebro sobre os músculos e “ajusta-as” para uma melhor actuação motora.

Encéfalo médio ou mesencéfalo É a zona que processa informação sensorial (visual e auditiva).

Tálamo É a zona onde chegam a maior parte das fibras sensitivas e aqui as informações sensoriais são retransmitidas para as respectivas áreas do córtex cerebral.

Hipotálamo Desempenha um papel fundamental na regulação da temperatura do corpo, da fome, da sede, do comportamento sexual, na circulação sanguínea e no funcionamento do sistema endócrino (regulação hormonal).

Sistema límbico É constituído por: hipocampo, septo, amígdala e o bolbo olfactivo. Ele é responsável por emoções, motivação e comportamento agressivo.

Cérebro É o centro da maioria das actividades conscientes e inteligentes e é composto pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, unidos pelo corpo caloso. O hemisfério esquerdo é responsável pela linguagem verbal, pelo pensamento lógico e pelo cálculo. O hemisfério direito controla a percepção das relações espaciais (distâncias entre objectos), a formação de imagens e o pensamento lógico, entre outros. Em geral as funções motoras e sensitivas são “cruzadas”, ou seja, a metade direita do Cérebro controla a metade esquerda do corpo e vice-versa.


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Cada hemisfério é constituído por uma camada de substância branca e outra de substância cinzenta ou córtex cerebral.

A substância cinzenta, que corresponde aos centros nervosos, tem um aspecto acinzentado devido aos corpos celulares dos neurónios que a constituem. São várias as funções do córtex cerebral, algumas simples, outras mais complexas. Estas últimas envolvem processamento a alto nível- córtex associativo. É nesta substância que estão os centros de cognição e personalidade e onde se organiza a coordenação dos movimentos complexos. A substância branca, correspondente às vias nervosas, é formada pelas “caudas” dos neurónios (axónios). Os axónios ligam as células entre si e também as ligam a outras partes do encéfalo.

Existem em cada hemisfério quatro lobos:


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Lobo temporal Cuja zona superior recebe e processa informação auditiva. As áreas associativas deste lobo estão envolvidas no reconhecimento, identificação e nomeação dos objectos.

Lobo frontal É o córtex motor primário, associado ao movimento de mãos e da face. As funções associativas deste lobo estão relacionadas com o planeamento.

Lobo parietal É o córtex somato-sensorial primário, recebe informação através do tálamo sobre o toque e a pressão. A nível associativo este lobo é responsável pela reacção a estímulos complexos.

Lobo occipital Recebe e processa informação visual. As suas áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para a fala.

O oxigénio e os nutrientes, necessários para o funcionamento normal das células do Cérebro, chega-lhes através do sangue que circula em vasos sanguíneos (artérias).

O Cérebro recebe sangue por dois pares de artérias:

Artérias carótidas, que se formam a partir das artérias do pescoço. Estas dividem-se em: artéria carótida externa, que fornece sangue à face e ao couro cabeludo; artéria carótida interna, que fornece sangue à parte da frente do Cérebro e do globo ocular.

Artérias vertebrais, que se formam a partir das artérias do peito. Estas dividem-se e fornecem sangue à parte de posterior do Cérebro, ao cerebelo e ao bolbo raquidiano.

Fonte: www.igc.gulbenkian.pt

CÉREBRO

É o órgão mais volumoso e mais importante do sistema nervoso. Divide-se em duas partes denominadas hemisférios cerebrais. Os hemisférios estão ligados um ao outro pelo corpo caloso.

A superfície do cérebro apresenta sulcos chamados cissuras. Os sulcos dividem a superfície do cérebro em regiões que se chamam circunvoluções cerebrais. A maior das cissuras é a inter-hemisférica, que divide o cérebro nos dois hemisférios cerebrais.

Cada circunvolução cerebral é responsável pelo controle de determinadas funções. As circunvoluções que se localizam na frente, junto ao osso frontal, controlam a fala. As que se situam atrás, junto ao osso occipital, controlam as sensações visuais. Junto aos ossos parietais ficam as circunvoluções que controlam os movimentos do corpo. As sensações auditivas são controladas pelas circunvoluções localizadas junto aos ossos temporais.

A substância cinzenta do cérebro localiza-se na parte externa; a substância branca situa-se na parte interna.

O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, pois é ele que controla os movimentos, recebe e interpreta os estímulos sensitivos, coordena os atos da inteligência, da memória, do raciocínio e da imaginação.

Fonte: www.universitario.com.br

CÉREBRO

Cérebro humano, que requer 25% daquilo que o coração bombeia, é particularmente complexo e extenso. Se divide em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O seu aspecto se assemelha ao míolo de uma nóz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se extende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas «áreas funcionais», que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.

Hemisférios cerebrais

O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade. Nos canhotos as funções estão invertidas. O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.

O corpo caloso, localiza-se no fundo da fissura inter-hemisférica, ou fissura sagital, é a estrutura responsável pela conexão entre os dois hemisférios cerebrais. Essa estrutura, composta por fibras nervosas de cor branca (freixes de axónios envolvidos em mielina), é responsável pela troca de informações entre as diversas áreas do córtex cerebral.

O córtex motor é responsável pelo controle e coordenação da motricidade voluntária. Traumas nesta área causam fraqueza muscular ou mesmo paralisia. O córtex motor do hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, e o córtex motor do hemisférios direito controla o lado esquerdo do corpo. Cada córtex motor contém um mapa da superfície do corpo: perto da orelha, está a zona que controla os músculos da garganta e da língua, segue-se depois a zona dos dedos, mão e braço; a zona do tronco fica ao alto e as pernas e pés vêm depois, na linha média do hemisfério.

O córtex pré-motor é responsável pela aprendizagem motora e pelos movimentos de precisão. É na parte em frente da área do córtex motor correspondente à boca que reside a Área de Broca, que tem a ver com a linguagem. A área pré-motora fica mais activa do que o resto do Cérebro quando se imagina um movimento, sem o executar. Se se executa, a área motora fica também activa. A área pré-motora parece ser a área que em grande medida controla o sequenciamento de acções em ambos os lados do corpo. Traumas nesta área não causam nem paralisia nem problemas na intenção para agir ou planear, mas a velocidade e suavidade dos movimentos automáticos (ex. fala e gestos)fica perturbada. A prática de piano, ténis ou golfe envolve o «afinar» da zona pré-motora – sobretudo a esquerda, especializada largamente em atividades sequênciais tipo série.

Cabe ao córtex do cerebelo, fazer a coordenação geral da motricidade, manutenção do equilíbrio e postura corporal. O cerebelo representa cerca de 10% do peso total do encéfalo e contém mais neurônios do que os dois hemisférios juntos.

O eixo formado pela adeno-hipófise e o hipotálamo, são responsáveis pela auto regulação do funcionamento interno do organismo. As funções homeostáticas do organismo (função cárdio-respiratória, circulatória, regulação do nível hídrico, nutrientes, da temperatura interna, etc) são controladas automaticamente.

Córtex cerebral e lobos cerebrais

Lobos Cerebrais

No Cérebro há uma distinção visível entre a chamada massa cinzenta e a massa branca, constituída pelas fibras (axónios) que entreligam os neurónios. A substância cinzenta do cerebro, o córtex cerebral, é constituído corpos celulares de dois tipos de células: as células de Glia – também chamadas de neurôglias – e os neurônios. O córtex cerebral humano é um tecido fino (como uma membrana) que tem uma espessura entre 1 e 4 mm e uma estrutura laminar formada por 6 camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares de neurônios. Perpendicularmente às camadas, existem grandes neurônios chamados neurônios piramidais que ligam as várias camadas entre si e representam cerca de 85% dos neurônios no córtex. Os neurônios piramidais estão entreligados uns aos outros através de ligações excitatórias e pensa-se que a sua rede é o «esqueleto» da organização cortical. Podem receber entradas de milhares de outros neurônios e podem transmitir sinais a distâncias da ordem dos centímetros e atravessando várias camadas do córtex. Os estudos realizados indicam que cada célula piramidal está ligada a quase tantas outras células piramidais quantas as suas sinapses (cerca de 4 mil); o que implica que nenhum neurônio está a mais de um número pequeno de sinapses de distância de qualquer outro neurônio no córtex.

Embora até há poucos anos se pensasse que a função das células de Glia é essencialmente a de nutrir, isolar e proteger os neurônios, estudos mais recentes sugerem que os astrócitos podem ser tão críticos para certas funções corticais quanto os neurônios.

As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal fica localizado na região da testa; o lobo occipital, na região da nuca; o lobo parietal, na parte superior central da cabeça; e os lobos temporais, nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas.

O lobo frontal, que inclui o córtex motor e pré-motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planeamento de acções e movimento, assim como no pensamento abstracto. A actividade no lobo frontal aumenta nas pessoas normais somente quando temos que executar uma tarefa difícil em que temos que descobrir uma sequência de acções que minimize o número de manipulações necessárias. A parte da frente do lobo frontal, o córtex préfrontal, tem que ver com estratégia: decidir que sequências de movimento activar e em que ordem e avaliar o seu resultado. As suas funções parecem incluir o pensamento abstracto e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afectivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para acção e atenção selectiva. Traumas no córtex préfrontal fazem com que uma pessoa fique preso obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma sequência de acções correcta.

Os lobos parietais, temporais e occipitais estão envolvidos na produção das percepções resultantes daquilo que os nossos órgãos sensoriais detectam no meio exterior e da informação que fornecem sobre a posição e relação com objetos exteriores das diferentes partes do nosso corpo.

Estudo científico do Cérebro O Cérebro e as funções cerebrais têm sido estudados cientificamente por diversos ramos do saber. É um projecto pluri-disciplinar. Nasceu assim a neurociência com o objectivo de estudar o funcionamento do Sistema Nervoso, nomeadamente do Sistema Nervoso Central, a partir de uma perspectiva biológica. A psicologia, depois de se ter emancipado da filosofia e de vários conceitos religiosos, tem por objectivo estudar cientificamente o comportamento do indivíduo e como este se relaciona com as estruturas cerebrais. A ciência cognitiva procura estudar as funções cerebrais com objectivo de desenvolver o conceito de “inteligência artificial”.

Métodos de Observação Pierre Flourens, por volta de 1825, começou as primeiras descobertas relacionadas com funcionamento cerebral. Anatomistas e fisiologistas desenvolveram novos métodos experimentais para intervir directamente no Cérebro e observar os resultados destas intervenções sobre o comportamento de animais.

Estes métodos eram:

A ablação cirúrgica seletiva de partes do Cérebro de animais. A estimulação eléctrica do Cérebro de animais e seres humanos. Os estudos clínicos, ou seja, pacientes com deficiencias neurológicas ou mentais tiveram seus Cérebros examinados após a sua morte, numa tentativa de identificar com alterações detectáveis no tecido nervoso. A eletrofisiologia, na qual elétrodos são colocados directamente no Cérebro, permite aos cientistas registrar a actividade córtex cerebral de neurônios isolados ou grupos de neurônios, mas como requer uma cirurgia invasiva, é uma técnica reservada apenas para cobaias animais.

A eletroencefalografia ou EEG, dá-se com a colocação de eletrodos sobre a pele, a fim de se registarem os impulsos nervosos (de natureza electro-química) gerados por diferentes partes do córtex cerebral. O exame detecta apenas mudanças em larga escala e ocorridas apenas nas camadas mais externas do órgão. Com o aparecimento dos métodos de imagem, a Tomografia axial computorizada ou TAC e da Imagem por Ressonância magnética, vieram revolucionar o estudo do funcionamento do Cérebro e tornar o diagnóstico médico mais rigoroso.

A ressonância magnética funciona mede as mudanças no fluxo de sangue dentro do Cérebro, mas a actividade dos neurônios não é diretamente medida, e não pode se distinguir onde a atividade é de inibição ou onde é de excitação. Testes de comportamento podem avaliar sintomas de doenças e o desempenho mental, mas também são medidas indirectas das funções cerebrais e podem não ser práticas em todos os animais. Análises feitas em cadáveres de animais permitem o estudo da anatomia e da distribuição de proteínas no Cérebro.

Fonte: pt.wikipedia.org

CÉREBRO

Nosso cérebro é constituído por cerca de 100 bilhões de células nervosas que ocupam grande parte da caixa craneana e pesa cerca de 1,3 kilogramas.

O cérebro é dividido em diversas partes conhecidas como lóbulos:

Frontal Parietal Temporal Occipital Ínsula 

As Funções do Nosso Corpo Cada parte do cérebro é responsável por determinadas funções do nosso corpo.

Quando certa parte recebe sangue bom em boa quantidade, a função correspondente se desenvolve e a pessoa adquire grande habilidade.

Exemplos A parte do cérebro que comanda as pernas recebe bom sangue. Então a pessoa vai ter grande habilidade com as pernas.

A parte do cérebro que comanda a voz recebe bom sangue. Então a pessoa vai ter grande habilidade com a voz.

3 – Problemas com as funções do Nosso Corpo Quando determinada parte do cérebro não recebe sangue bom e em boa quantidade, aquela parte do cérebro não se desenvolve e, correspondentemente, a função também não se desenvolve.

Por defeito de nascença ou por levar uma pancada na cabeça, uma pessoa pode ter certa área do cérebro com dificuldade de circulação sangüínea.

Exemplos A parte do cérebro que comanda a fala não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa vai ter dificuldades com a fala.

A parte do cérebro que comanda as mãos não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa vai ser um pouco desastrada.

4 – As Funções da Nosso Personalidade 

Além das funções físicas do nosso corpo, o cérebro é, também, responsáel pelas funções psíquicas e comportamentais.

Existe uma área do cérebro que é responsável, por exemplo, pela tolerância.

Quando esta área recebe sangue bom em boa quantidade, a pessoa terá a sua tolerância desenvolvida.

Ao envelhecer, as artérias se tornam mais rígidas e perdem a capacidade de conduzir sangue.

Pode acontecer da pessoa levar uma pancada na cabeça e isto vai fazer diminuir a quantidade de sangue que certa área recebe.
Exemplos:

A parte do cérebro que comanda a criatividade recebe bom sangue. Então a pessoa será muito criativa.

A parte do cérebro que comanda a iniciativa não recebe sangue em quantidade suficiente. Então a pessoa será muito preguiçosa.

Fonte: www.ebnataw.com.br




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